Formas de Inciar o Primeiro Capitulos
- Senhorita Asheley

- 23 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jun.
Uma dúvida bastante comum que tira o sono de alguns escritores é: "Como começar o primeiro capítulo?”. Mas antes de entrarmos nesse assunto precisamos saber algumas coisas sobre o famigerado primeiro capítulo:
É uma introdução, tanto do mundo que o leitor vai imergir quanto dos personagens que ele vai conhecer.
Não precisa, e nem deve, revelar tudo de uma vez, pois o leitor precisa ficar com curiosidade para saber mais sobre a história.
As primeiras linhas decidem se o leitor vai continuar ou não lendo a obra, ou seja, você precisa gerar interesse.
Vamos ver alguns exemplos de início de história?

Começar o livro com uma cena do futuro, e logo depois voltar ao passado para explicar o que aconteceu.
Começar o livro com uma cena do passado e depois avançar para o futuro
Um exemplo clássico disso é o filme “A Nova Onda do Imperador”, onde somos apresentados ao Imperador Kuzco, já em sua forma de Lhama, no meio de uma floresta embaixo de um temporal. Logo após expor o seu estado lamentável, ele volta ao passado para explicar como foi parar nessa situação.
Começar o livro com o protagonista em perigo
Em “Como Treinar o Seu Dragão”, somos apresentados a vida de Soluço, filho do líder de uma tribo viking. E já nos primeiros segundos vemos como Berk é atacada por diversos dragões ferozes.
Começar o livro com uma cena do passado e depois avançar para o futuro
O livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” inicia a história com uma cena do passado de Harry, onde ele é deixado na porta de seus tios após sua família ser atacada pelo Lorde da Trevas. Onzes anos se passam depois desse acontecimento, e desde então acompanhamos sua jornada de descoberta sobre o mundo bruxo.





Comentários