5 Formas de Perder os Seus Leitores
- Senhorita Asheley

- 23 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de jun.
Você leu certo o titulo do nosso assunto. Hoje irei ensinar à vocês como perder leitores, pegue o seu caderninho e preste atenção.

1) Erros ortográficos
Escreva "Derepente", "mais" ou invés de "mas", "kadê", e diversifique.
Às vezes o que faz o leitor sair da suas histórias nas primeiras linhas são erros assim, que acabam dificultando a leitura e criando mais desconforto ao invés de imergir a pessoa dentro do seu universo.
2) Estética bagunçada
Hífens ao invés de travessão, vários parênteses dentro do texto, uso excessivo de itálico e negrito, além de frases que iniciam com letras minúsculas.
Provavelmente irá causar um ataque de pânico no seu leitor.
3) Não saber para onde está indo
Você tem a ideia inicial, mas não sabe como vai finalizar, o que irá acontecer na história, ou qual é a trama, o que pode acabar te confundindo como escritor e também o seu leitor percebe isso.
4) Iniciar a história apresentando o personagem
Acredito que muitos conhecem esse tipo de início: Meu nome é SN, tenho 18 anos, cabelos cacheados, pela branca, um sorriso meio torto. Moro no Canadá com a minha família milionária...
Muitos já estão saturados disso, o que elimina o leitor na primeira linha.
5) Repetição de palavras
Provavelmente você já viu textos que a pessoa escreve assim: "Ana foi ao shopping, mas antes disso calçou os sapatos. Ana após calçar os sapatos pediu um uber, mas ao ver quem era o motorista desistiu e foi pegar um ônibus..."
Isso torna a leitura cansativa e redundante.
Como escritores temos muitos desafios pela frente. Escrever um bom texto, manter o leitor envolvido na trama, descrever os sentimentos dos personagens e criar uma boa trama. Tudo isso, e principalmente conseguir fazer com que o leitor não feche a sua história e passe para a próxima.
Já deixei de ler muitas obras por erros como citei acima, e são coisas que podem certamente ser trabalhadas e melhoradas. Agora vamos ver como evitar essas tragédias.
1) Erros ortográficos
Seu leitor não precisa que você seja um professor de língua portuguesa, mas que saiba pelo menos o básico é essencial.
Algo que gosto muito de fazer antes de publicar alguma história no Wattpad é passar ela para o Docs ou o Word. O corretor automático dessas ferramentas irá identificar muitos possíveis erros no seu texto, assim você pode corrigir a parte mais "grossa", não significa que vai corrigir 100%, porém já é uma ajuda.
Leia bastante, isso irá aperfeiçoar o seu repertório de palavras.
Pesquise no Google como se escreve certo termo, seu significado e sinônimos. Não fique na dúvida.
Estude, assista vídeos no YouTube que é de graça. A Fundação Bradesco também oferece cursos online de comunicação, todos gratuitos com certificado.
2) Estética bagunçada
Da mesma forma que o seu professor não aceitaria um trabalho sem formatação, o seu leitor também vai se importar. Estética conta, traz facilidade e melhora a compreensão.
Segue um estilo simples para você seguir:
Texto justificado (quem usa o Wattpad sabe que não tem essa opção, então deixe o seu texto a esquerda mesmo);
Use travessão para as falas. Caso não tenha no seu teclado o símbolo, pesquise na internet pelo símbolo do travessão ou copie esse daqui "—";
Manere no itálico e no uso de negrito. Pode usar o itálico para frases em que seu personagem está sussurando ou quando tiver termos em outra língua. No caso de negrito, não conheço uma regra específica, em geral não existe necessidade de usar este recurso, mesmo quando o personagem está gritando.
3) Não saber para onde está indo
Defina os pontos da sua histórias, como irá começar e como irá terminar (ao menos), com isso você terá uma ideia de que rumo irá seguir. Anote as suas ideias sobre a história e verifique se elas possuem realmente relevância na trama e se tem sentido.
4) Iniciar a história apresentando o personagem
Suas primeiras linhas devem ser notáveis, pois seram atráves delas que seu leitor irá decidir se fica ou não na sua obra. Aqui vão alguns tipos de início:
Iniciar com um mistério, um suspense, algo inacreditável que aconteceu;
Começar com algum diálogo;
Descreva algo impactando que aconteceu, não no começo da história, e depois volte para explicar como tudo isso deu início;
Imagino que fique ansioso para apresentar o seu leitor sobre o protagonista, mas busque espalhar na narrativa as características sobre ele, não entregue tudo em um único parágrafo.
5) Repetição de palavras
Muitos termos não tem necessidade de serem mencionados novamente, como ações ou nomes. Em relação a nomes de personagens, pelo contexto da cena já fica subentendido a quem está sendo referido a passagem, excluindo a necessidade de mencionar novamente.
Preste atenção nas palavras que se repetem muito, procure por sinônimos para poder aplicar, ou reescreva a frase sem fazer com que ela perca o sentido original.
Pode parecer bobo, mas ajuda muito na leiturabilidade do texto.




Comentários